Operação de combate a crimes na aviação percorre 3 cidades de MS

0

Além das 4 aeronaves apreendidas em Aquidauana, na última segunda-feira (23) a força tarefa da mais nova fase da “Operação Ícaro” também recuperou hélices de aviões entre outras peças com sinais de adulteração em hangares das cidades de São Gabriel do Oeste e Paranaíba.

Nas três cidades os investigadores interditaram aviões, suspenderam habilitações de pilotos, multaram oficinas homologadas e fechou hangares em situação irregular. Também em Aquidauana os agentes flagraram o armazenado e comercialização de combustível aeronáutico, sem qualquer tipo de autorização.

Foram apreendidos 7 mil litros do material e o presidente do aeroclube foi multado pela PMA (Polícia Militar Ambientel) em R$ 38 mil. A fase “Iuris” da operação é voltada à repressão de crimes que vão desde o uso de táxis aéreos clandestinos à ameaça da segurança de voos, com a exposição de aeronaves a riscos.

Avião encontrado em oficina estava sendo pintado. (Foto: Divulgação/Deco) Avião encontrado em oficina estava sendo pintado. (Foto: Divulgação/Deco)
Hélice com indícios de irregularidade e que foi apreendida. (Foto: Divulgação/Deco) Hélice com indícios de irregularidade e que foi apreendida. (Foto: Divulgação/Deco)

Os trabalhos são coordenados pela Deco (Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado), juntamente com a superintendência de ação fiscal da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) de Brasília (DF).

Os investigadores percorrem o Estado fiscalizando hangares, aeronaves e também verificando documentações e habilitações de pilotos, mecânicos entre outros trabalhadores do setor. O balanço da operação foi divulgado pela Deco na tarde desta quarta-feira (25).

Por questões de segurança as datas e locais das diligências não estão sendo divulgados. “Essa medida visa a oportunidade da referendada operação policial, que tem como principal objetivo a regularidade nas operações aéreas no Estado, prevenindo acidentes aéreos e salvando vidas”, segundo a delegada Ana Cláudia Medina, responsável pela operação.

A fase da operação denominada Iuris, significa legalidade. Esta é a 6ª fase da pioneira Operação Ícaro, que desde outubro de 2015, combate crimes que atentam contra a segurança de voos em Mato Grosso do Sul.

 

Fonte: CampoGrandeNews

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.