Reportagem na TV destaca projetos de escolas rurais de Nova Andradina

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As Escolas Municipais “Prof. Delmiro Salvione Bonin” (Angico) e “Machado de Assis” (Laranjal) foram destaques na reportagem da TV Morena, filiada da Rede Globo, a partir do Agrinho, Programa de Educação Ambiental e Agronegócio do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), voltado aos estudantes do Ensino Fundamental do campo e da cidade

Na matéria, levada ao ar na manhã desta sexta-feira (28), pelo programa “Mais Agro MS”, professores, diretores, pais e alunos contaram sobre a expreriência acumulada através das atividades desenvolvidas pelo Projeto Agrinho, que incentiva crianças e jovens ao conhecimento do Agro e seus pilares de cidadania e sustentabilidade. O Agrinho, que já atendeu mais de meio milhão de alunos em todo o Estado, é iniciativa do SENAR/MS e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL).

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As escolas de Nova Andradina são referências, tanto no desenvolvimento da proposta do “Agrinho”, quanto no cumprimento de seu objetivo, dentre eles, conectar o conhecimento e a importância do agronegócio junto as pessoas que moram na cidade. Na edição do concurso Agrinho 2022, Nova Andradina foi o município que mais logrou conquistas, apresentando os melhores trabalhos em diferentes categorias e segmentos, entre eles redação, desenho, experiência pedagógica e ações práticas desenvolvidas nas escolas.

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Sobre a execução do programa, a professora Renata Costa, que é diretora da Escola Municipal Delmiro Salvione Bonin, apontou que as escolas rurais foram destaques no Agrinho porque souberam unir teoria e prática, construindo ao longo do tempo uma maior integração entre escola e comunidade.

“Além de abordar a temática no campo teórico, por meio de produção de textos, jogos, pesquisas, nós introduzimos nossos alunos às tecnologias desenvolvidas no campo, atuando na prática, com trabalhos sobre reflorestamento, arborização, produção de hortaliças na própria escola, implantação de viveiro de mudas, dentre outras ações que envolveram alunos, professores e pais, na maioria, produtores rurais da região da nossa escola”, disse Renata Costa.

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