PREVINA representa Mato Grosso do Sul em agenda no Ministério do Trabalho e Previdência

0

O PREVINA, Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais, representou Mato Grosso do Sul em agenda realizada na última semana no Ministério do Trabalho e Previdência, em Brasília.

Na ocasião, a diretora-presidente Edna Chulli integrou comitiva da Associação Brasileira de Instituições de Previdência e Assistência Estaduais e Municipais (ABIPEM) e de mulheres representantes de regimes próprios de diversas regiões do País.

“Foi uma agenda muito positiva, ocasião em que debatemos temas que estão na pauta dos Tribunais Superiores, legislação municipal e outros que podem necessitar da adoção de medidas normativas de competência da Coordenadoria Geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Secretaria de Previdência”, comentou a gestora, que é membro e representante de Mato Grosso do Sul no Conselho Fiscal da ABIPEM.

Entre os assuntos abordados na reunião, Edna também citou a Portaria MTP nº 1.467/2022, que entrou em vigor no dia 2 de julho de 2022, com reflexos no equilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS e na gestão dos Regimes Próprios de Previdência, destacando a Certificação Profissional para os Gestores, Conselheiros e Membros do Comitê de Investimento.

Cb image default
Divulgação

Homenagem

Durante a reunião, os participantes celebraram a nomeação de Claudia Iten no cargo de Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Subsecretaria de Regimes Próprios.

Para Allex Rodrigues, subsecretário dos Regimes Próprios do Ministério do Trabalho e Previdência, foi uma emoção muito grande receber conjuntamente tantas mulheres guerreiras previdenciárias que vieram homenagear a Cláudia, que era da ASSIMPASC, de Santa Catarina, e trabalhava no município de Blumenau. “Nós vimos nela um grande potencial, um grande trabalho que ela fez conduzindo e auxiliando os Regimes Próprios. Ficamos muito felizes quando vemos o reconhecimento por meio de tantas colegas previdenciárias que vieram do Brasil afora, de Norte a Sul do País. Mas a interpretação maior desse encontro é a representação de uma ideia em torno de uma missão que acho que é compartilhada por todos nós aqui, que é o fortalecimento dos Regimes Próprios”, afirmou.

De acordo com Lúcia Helena, assessora da Presidência da ABIPEM, o reconhecimento das mulheres à nomeação de Iten “é um movimento de desejar as boas-vindas e de dizer da importância dela assumir esse cargo, ela que vem de regime próprio municipal. Vem de um ente federativo com uma vivência, uma experiência e também de uma vivência e experiência associativa. Nós sabemos da competência técnica que a Claudinha tem, de tantas comissões que ela participou aqui junto à Secretaria de Previdência, participou da ABIPEM”.

Cb image default
Divulgação

A nova Coordenadora Geral de Normatização e Acompanhamento Legal da Subsecretaria de Regimes Próprios, Secretaria de Previdência, Claudia Iten, afirmou que foi uma honra receber o convite para assumir a coordenação geral, e uma alegria muito grande poder representar o segmento RPPS e as mulheres do âmbito dos regimes próprios nesse cargo de tamanha responsabilidade. “Ao assumir, estou ciente do meu compromisso e assumi com muita responsabilidade esse cargo para continuar colaborando com o aperfeiçoamento de regimes próprios com a profissionalização dos regimes. É uma oportunidade, também, de muito aprendizado visto que a subsecretaria de regimes próprios tem uma equipe técnica muito capacitada e eu trago também a experiência da ponta, a experiência de vivência dos regimes próprios, a experiência de uma vivência associativa que engrandeceu muito, contribuiu muito com o meu aprendizado até aqui e vai continuar contribuindo porque é uma constante”.

Por fim, Iten, deixou uma mensagem para as mulheres que atuam no segmento dos RPPS: “Para as mulheres dos RPPS digo que a nossa vivência tem um destaque na sensibilidade de a gente gostar do que faz, amar a forma como faz e tratar com sensibilidade as nossas atividades. Então tive muito apoio das mulheres do segmento e estou aqui também as representando e incentivando para que a gente busque o nosso espaço através do nosso constante aprendizado, da nossa melhoria como pessoa e como profissional também”, encerrou.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.