PMA de Naviraí autua dono de sítio por armazenamento, exploração e comercialização de madeira retirada de área protegida por lei

0

Depois de denúncias de exploração, comercialização e armazenamento ilegal de madeira no assentamento Santa Rosa, no município de Itaquiraí, uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Naviraí autuou ontem(27) no início da manhã, um assentado, proprietário de um sítio no assentamento, por armazenamento e exploração de madeira retirada da Reserva Legal Coletiva obrigatória do assentamento, a qual é protegida por lei.

Madeira que era explorada dentro da reserva legal do assentamento.

Pertencente ao infrator, foram encontrados e apreendidos no seu lote, 13,30 m³ de madeira nativa serrada de várias espécies, especialmente, das espécies faveiro (Peltophorum dubio) e peroba (Aspidosperma polyneuron) em formato de pranchas, vigas e mourões. O assentado afirmou que parte da madeira ilegal ele utiliza no seu imóvel e também vende. Afirmou também que comprou parte do material de vendedores do próprio assentamento, dos quais não sabe o nome, bem como parte retirou de dentro da reserva legal já serrada e que não possui documentação ambiental.

O infrator (50), residente em Itaquiraí, foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 4.200,00. Ele também responderá por crime ambiental. Se condenado, poderá receber pena de detenção de três meses a um ano.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.