‘Quati, lobo-guará e pomba-asa-branca’ dividem dilemas da vida adulta em HQ de MS premiada

0

Escrita e ilustrada por Dudu Azevedo, a História em Quadrinhos ‘Sonhos Selvagens’, chega em breve as mãos dos leitores de Mato Grosso do Sul e de fora do estado. Vencedora do 1º Prêmio Ipê de Literatura, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), a graphic novel estará na Feira Motim, em Brasília, nos dias 6 e 7 de maio.

Junto de outros 150 expositores de todo o país, além da HQ, Dudu vai apresentar outras publicações ao público do evento, um dos mais importantes do mercado independente.

Ambientada em Campo Grande, a história apresenta aos leitores três personagens: o quati Simão, o lobo-guará Tobias e a pomba-asa-branca Joana, que receberam características humanas no traço do ilustrador.

Sob o gênero de ‘dramédia’, que trata de assuntos mais pesados de uma forma engraçada e bem-humorada, a história gira em torno da noite em que os três amigos decidem se encontrar, depois de Joana passar um ano fora da cidade.

Em uma longa conversa, o trio compartilha experiências de vida, desde o mercado de trabalho até os sonhos que ficaram pelo caminho. Simão sonhava em ser desenhista, enquanto Tobias é um músico frustrado e Joana, uma pintora que teve que deixar as telas de lado para trabalhar em uma agência de publicidade.

Ao longo das 120 páginas coloridas da graphic novel, que tem capa assinada pela artista campo-grandense Lívia Tinoco, Dudu apresenta Campo Grande pelo olhar do trio de amigos, que é exposto em uma galeria, no fim do livro, em ilustrações criadas por artistas sul-mato-grossenses, como Eliane Fraulob, Fabio Quill, Fernando Freitas, Gabriel Quartin e Lívia Tinoco.

Livro foi premiado na capital e será exposto em Brasília. — Foto: Divulgação

Livro foi premiado na capital e será exposto em Brasília. — Foto: Divulgação

“Eu vejo cada projeto, e esse principalmente, como uma oportunidade de envolver mais gente. Eu acho que tem pouquíssima oportunidade para artista aqui em Campo Grande e, quanto mais você conseguir fazer, melhor”.

Repleta de sonhos, reflexões e muita amizade, a HQ pode ser adquirida online, em contato direto com o autor, pelo Instagram de Dudu (clique aqui para acessar). Dudu garante que não é uma história deprimente de ler e que o final é animador.

O resultado ficou incrível, o livro fala de uma questão que é coletiva, e a gente tem ótimos artistas campo-grandenses envolvidos nesse projeto, então não é uma coisa só minha. É uma história bem singela. Íntima e menor”, destacou Dudu.

Sobre o autor

Apaixonado por desenhar desde pequeno, Dudu é autor independente de quadrinhos, ilustrador, designer e ainda pesquisador da imagem pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Desde 2018 o sul-mato-grossense publica quadrinhos autorais, já tendo exposto seu trabalho em diversas mostras culturais, como o Festival de Inverno de Bonito, Festival Campão Cultural, Feiras ZineDie, CCXP e Miolo(s).

Entre as principais produções do autor de ‘Sonhos Selvagens’, estão ‘Biografia não autorizada de minha avó (Que viveu em Marte)’, outra HQ, publicada em 2020, e o curta animado “Interiores” (2021), disponível no Itaú Cultural Play.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.