Saúde de Naviraí recebe visita técnica de equipe da Vigilância do CIEVS-MS

    0

    A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí recebeu nesta terça-feira (24/05), uma equipe do CIEVS-MS (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Mato Grosso do Sul), órgão ligado à Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em Naviraí, a visita técnica ocorreu na sala do Conselho Municipal de Saúde reunindo representantes da Vigilância Epidemiológica Municipal, Núcleo de Vigilância Hospitalar do Hospital Municipal, UTI e Hospital Cassems.

     

    O CIEVS-MS tem o propósito de receber, detectar, avaliar e monitorar notificações, análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática de vigilância em saúde no Estado, estimando o risco de expansão destes eventos. A equipe da SES que esteve em Naviraí foi composta pela coordenadora do CIEVS Estadual Karine Ferreira Barbosa, a gerente técnica de Influenza e Doenças Respiratórias Lívia Mello e Graziele Romero que é apoiadora da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH).

    Reunião com a equipe do CIEVS-MS ocorreu na sala do Conselho Municipal de Saúde (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

    Na avaliação da equipe do CIEVS-MS, o evento foi muito produtivo e teve o objetivo de promover o fortalecimento da articulação entre as equipes do setor da Saúde do município, seja público ou privado, pois essa articulação é essencial para que estejam sempre em contato para garantir o sucesso da vigilância e controle das doenças.

     

    De acordo com as normas nacionais, os eventos de saúde pública são de notificação compulsória imediata e devem ser notificados por profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento, em até 24 horas, à autoridade de saúde competente.

    DEIXAR UM COMENTÁRIO

    Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.