Queimadas atingem 122 mil hectares e força-tarefa intensifica combate

0

Entre o dia 26 de outubro e este sábado (2), a área queimada na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul chegou a 122 mil hectares. A força-tarefa, sob o comando do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMMS), já intensificou o combate às chamas.

A situação atual no Pantanal, com o fogo se expandindo com a força do vento e a presença de uma massa de vegetação propensa ao fogo, é priorizar o combate aos focos que ameaçam o Parque Estadual do Rio Negro, para onde se deslocaram de Campo Grande, na manhã deste sábado, 53 brigadistas do Instituto Nacional de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). A área foi sobrevoada para definir um plano de ação imediata.

O Exército também dará apoio ao combate aos focos no Rio Negro, deslocando para a área uma cozinha de campanha, reservatório de água potável e equipe para instalação de sistema de comunicação, que é uma das dificuldades operacionais no contato entre as ações por terra com as aeronaves. A região terá uma base operacional, que está sendo instalada em uma fazenda.

Na sexta-feira (1), o estado tinha o maior número de focos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em relação ao dia, houve aumento de 2.933%, saltando de três focos para 91 ontem. Corumbá liderava na sexta a lista de municípios com mais focos, com 43. Aquidauana, a quarta colocada, tinha 16 focos; e Miranda vem logo atrás, na quinta posição, com 15 registros.

Fonte: Correio do Estado

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.