Prefeitura de Naviraí intensifica ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue

    0

    A Gerência de Saúde de Naviraí, por meio do Núcleo de Controle de Vetores alerta a toda a população para o aumento de casos de Dengue no município. Atualmente, o município registra 205 casos notificados para Dengue. Destes, 48 casos já foram confirmados, 44 casos foram descartados e 113 estão aguardando resultados.
    Por orientação do Ministério da Saúde os trabalhos de bloqueios químicos [aplicação de inseticida] são realizados somente onde há casos suspeitos para Dengue, Febre Zika e Chikungunya. Neste ano de 2022 a equipe de Controle de Vetores do Município realizou 102 bloqueios químicos com aplicação de inseticida, abrangendo 673 quarteirões e um total de 17.739 imóveis, o que representa 62,58% dos imóveis do município.

     

     

    Núcleo de Controle de Vetores destaca que no início do mês de maio foi realizado um levantamento de incide rápido [LIRAa] apresentando indicadores alarmantes para uma epidemia de dengue no município de Naviraí, onde constatou-se as localidades com maior índice de infestação, possibilitando assim, o planejamento das estratégias de controle mecânico, planejamento de mutirões de limpeza e trabalho de Educação em saúde com a população, dentre outras atividades.

     

    A Dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico o que pode ser fatal. Caso sinta alguns desses sintomas, a orientação é que o paciente procure atendimento médico, pois diante da notificação são executadas todas as atividades de combate ao mosquito.

    A única forma de evitar a doença é com o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros nas casas, no trabalho e nas áreas públicas. Essa é uma tarefa de todos!

    DEIXAR UM COMENTÁRIO

    Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.