Polícia Militar e UEMS realizam I Encontro Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas

0

Campo Grande(MS) – No dia 18 de outubro de 2019, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul realizam a partir das 7h30 no auditório da UEMS, o I Encontro Estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O projeto Diagnóstico PROERD é o resultado de 22 anos do desenvolvimento dessa atividade preventiva e tão abrangente, nas escolas públicas e particulares do Estado de Mato Grosso do Sul. Através do Termo de Cooperação entre a PMMS e a UEMS foi possível consolidar esforços para subsidiar pesquisas que culminaram na construção do livro intitulado “ Diagnóstico Proerd: uma introdução ao estudo dos discursos de alunos e professores que vivenciaram o Programa”.

Neste evento, que culmina também no lançamento do livro, uma das propostas é proporcionar uma troca de experiências acadêmicas em nosso Estado, sobre a temática Proerd da Polícia Militar, entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da segurança pública.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência tem como base um programa norte-americano denominado DARE(Droge Abuse Resistance Education), criado em 1983, na cidade de Los Angeles. Chegou na PMMS em 1997 e nesses 22 anos, mais de 330 mil estudantes foram beneficiados.

Para o Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, Tenente-Coronel Edson Furtado de Oliveira, eventos como esse, são de suma importância para que a atividade policial seja estudada de forma acadêmica e assim, tenham resultados mensurados, avaliados e ainda mais validados.

Serão realizados quatro mini cursos durante o evento:

  • Modelo de Tomada de Decisão Proerd como técnica para mediação de conflitos no cotidiano escolar. Profª Mestre Celia Regina Ferreira Tavares Rino
  • Transculturalidade na linguagem das aulas do Proerd: uma década de experiência na fronteira de Ponta Porã X Pedro Juan. Prof. Esp. Cristian David Colman Lima
  • O gênero discursivo “Propaganda institucional”: mecanismos de leitura e produção. Profª. Dta Aline Saddi Chaves
  • PROERD PAIS: técnicas para a abordagem do assunto drogas no ambiente familiar. Prof Esp. Rudi Barcellos e Instrutor Mentor Proerd Azahaze Altair Melo de Carvalho.

O evento terá início 7h30 com o credenciado,  abertura com a Banda Sinfônica Mirim e em seguida às 9h, abertura oficial do evento. A mesa de abertura será “Segurança Pública e Desenvolvimento do Proerd no âmbito educacional: debates acerca da prevenção e palestras ministradas por profissionais experientes na temática.”

Às 13h, haverá apresentação de trabalhos e às 15h15, minicursos. Havendo o lançamento do livro às 18h com o título: Dignóstico Proerd: uma introdução ao estudo dos discursos de alunos e professores que vivenciaram o Programa Educacional de Resistência às Drogas.

O evento finaliza às 19h30 com a mesa de encerramento: Perspectivas discursivas a respeito do Programa Educacional de Resistência às Drogas: um olhar diagnóstico sobre a (re)construção da imagem policial por alunos que participaram do Proerd com o Professor Doutor Marlon Leal Rodrigues, Professor Fernando Griff(Vice Ministro de Educação e Cultura do Paraguai) e Professora Mestre Dieny Graciely Souto, Instrutora e Mentora do Proerd.

O Comandante Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta ressaltou a importância do Proerd para a Polícia Militar. “ É um programa que tira nossas crianças e adolescentes das drogas e vem dando excelentes resultados ao longo dos anos. “

Assessoria de Comunicação Social da PMMS

 

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.