Ipec mostra empate entre Contar e Riedel, com crescimento maior do tucano em MS

0

A Pesquisa Ipec, divulgada nesta sexta-feira (21), aponta que os candidatos na disputa pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB), estão tecnicamente empatados.

Conforme o levantamento, Capitão Contar tem 50% e Eduardo Riedel também com 50% dos votos válidos. Porém, Riedel apresenta maior potencial de crescimento (veja abaixo).

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

A pesquisa também aferiu a possibilidade de crescimento dos candidatos. Entre os entrevistados, 37% disseram que votariam em Ridel; 23% poderiam votar; 22% não votariam ; 16% disseram não conhecerem o suficiente para votar e 2% disseram não saber.

Sobre Contar, 38% disseram que votam; 16% pode votar; 26% não votaria; 18% não conhece o suficiente e 3% disseram não saber.

Levando em consideração os votos totais, sem a retirada para contagem dos nulos, o candidato Capitão Contar, do PRTB, tem 45% e o candidato do PSDB, Eduardo Riedel, 45%.

Ainda conforme a pesquisa, foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de outubro, em 28 municípios sul-mato-grossenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-07115/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-06947/2022 e  contratada pela TV Morena. Esse é o primeiro levantamento feito pelo instituto no segundo turno das eleições no estado.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.