Autoestima na terceira idade: palestra aborda tema no Conviver em Nova Andradina

0

Assunto recorrente em rodas de conversa, palestras e até mesmo cursos pagos, a autoestima é pauta de destaque na sociedade, seja pela necessidade de criar esse sentimento, ou até mesmo pelo reconhecimento da importância de trabalhar essa característica. Entretanto, o importante tema, autoestima, é deixado de lado quando se trata da terceira idade.

Em mais uma das ações do Conviver, que tem realizado diversas campanhas voltadas à valorização do idoso nos meses de junho e julho, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, por meio do Grupo semanal de Fortalecimento, abordou o tema “Autoestima na Terceira Idade”, com palestras, rodas de conversa e atividades, todas desenvolvidas no próprio CCI. O evento, realizado na última quarta-feira (05), contou com a participação de 18 idosos, todos inscritos no Centro de Convivência do Idoso.

Coordenado por Maria Sobrinho, o Centro de Convivência do Idoso oferece o Grupo de Fortalecimento todas as semanas, cuja direção é feita pela psicopedagoga Bernadete Petyk Maniçoba. Segundo Maria Sobrinho, o grupo trata de importantes temas, geralmente negligenciados pela população em relação aos idosos e de grande relevância, como a depressão, autoestima, violências contra o idoso, entre outros assuntos.

Cb image default
Divulgação

Delma Prado Cavalcante, secretária de Assistência Social, reforçou a importância de dialogar sobre a autoestima com os idosos: “É muito comum vermos esse tema sendo trabalhado em escolas, faculdades e até mesmo empresas. Todavia, a pessoa idosa não tem acesso a esse tipo de conversa. Inclusive, é necessário o diálogo, já que com a chegada da terceira idade, a percepção sobre força, beleza e potencial é diferente, muitas vezes tirando o brilho e silenciando qualidades da pessoa, por acreditar que a idade é item essencial para a manutenção dessas características”, disse Delma.

Segundo Mauro Ribeiro, palestrante do último Grupo de Fortalecimento, os benefícios de exaltar as qualidades pessoais na terceira idade vão além da autopromoção e vaidade: “Além de incentivar a socialização e convivência, a autoestima desenvolve e aprimora a potencialidade do indivíduo. Com a palestra e atividades desenvolvidas, abordamos não somente a autoestima e autoafirmação, mas exploramos os direitos dos idosos e como reivindicá-los”, finalizou Mauro

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.