Pesquisa indica que MS é o estado que mais consome cigarro ilegal no Brasil

0

Levantamento realizado pelo Ibope Inteligência/Ipec indica que Mato Grosso do Sul lidera o consumo de cigarros ilegais no Brasil. A pesquisa é referente ao ano de 2020 e pontua que 86% do comércio do produtor tem origem irregular.

Conforme o Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial, os fatores para o índice ser tão alto envolvem a localização de MS e baixo custo proposto por contrabandistas e fabricantes nacionais que sonegam impostos. Neste sentido, a pesquisa diz que a maior parte do mercado é preenchido por marcas paraguaias, que ocupam 84% dos estoques.

Já os outros 2% de produtos irregulares são referentes às empresas que possuem dívidas com impostos. De acordo com o Instituto, o prejuízo para o Estado é estimado em R$ 272 milhões. Com as vendas, os cigarros ilegais movimentaram cerca de R$ 710 milhões.

Em relação aos dados produzidos em 2019, houve uma queda de 1% na participação do mercado ilegal. O Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial aponta que a queda relacionada à alta no dólar.

Durante a pesquisa, foi constatado que entre as dez marcas mais populares em MS, quatro são irregulares. Neste cenário, as marcas de mais sucesso são Fox, com 62%, e Eight, com 13% do consumo total. As duas têm origem no Paraguai.

Para a análise dos dados, o Instituto ressaltou que dados da Receita Federal apontam que 88% dos produtos apreendidos no Estado são cigarros. Em relação a 2019, houve um aumento de 17% nas apreensões, totalizando 56,8 milhões de maços apreendidos. –

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.