Prefeitura executa ações de reconstrução dos acessos ao Parque Natural Municipal de Naviraí

    0

    As ações de reconstrução dos acessos do Parque Natural Municipal de Naviraí estão em pleno andamento desde o dia 28 de abril, sendo executadas por maquinários e servidores da Prefeitura de Naviraí, lotados na Gerência de Meio Ambiente e no Núcleo Municipal de Serviços Rodoviários. A importância dessas ações é crucial, uma vez que delas dependem as demais atividades previstas no SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, como educação ambiental, pesquisas e ecoturismo.

    O Parque Natural Municipal de Naviraí é considerado o maior Parque Natural Municipal do Brasil, abrangendo uma área de 16.241,27 hectares. Sua principal finalidade é preservar o meio ambiente, a diversidade biológica e os ecossistemas naturais, além de proteger as belezas cênicas, espécies em perigo e as que estão ameaçadas de extinção. Localizado a 45 quilômetros da área urbana, o parque pode ser acessado pela rodovia MS 489, a conhecida Estrada Naviraí Porto Caiuá.

    Assim que assumiu a Gerência de Meio Ambiente, Fabiano Costa fez a tentativa de levantamento do Parque, porém as dificuldades de acesso impediram tal feito. Diante da situação verificada, esforços foram direcionados e os trabalhos iniciados. Essa região é estratégica no contexto biogeográfico, sendo um dos mais significativos remanescentes das Várzeas do Rio Paraná.

    Em conjunto com as demais Unidades de Conservação do entorno, o Parque Natural Municipal de Naviraí desempenha um papel fundamental na preservação dos ecossistemas e da biodiversidade. A reconstrução dos acessos, portanto, é essencial para garantir o desenvolvimento de atividades de conservação, pesquisa e educação ambiental, além de promover o ecoturismo na região.

    DEIXAR UM COMENTÁRIO

    Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.