Prefeitura e lideranças de Nova Andradina definem ações para o Plano de Desenvolvimento Econômico

    0

    Na manhã da quinta-feira (17), a equipe da Prefeitura Municipal de Nova Andradina e lideranças locais do município, como membros da Associação Comercial e do Sindicato Rural, participaram de uma reunião com o Sebrae/MS para estabelecer ações de melhorias para a cidade. O encontro seguiu os protocolos de biossegurança e foi realizado no auditório da prefeitura.

    Como parte do programa Cidade Empreendedora, a reunião consistiu na Oficina de Planejamento Participativo (OPP) que propõe, a partir do diálogo com os interlocutores do município e das análises de pesquisas socioeconômicas feitas pelo Sebrae, a elaboração de um Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) para a cidade. O documento vai nortear a execução do Cidade Empreendedora em Nova Andradina.

    Cb image default
    Foto: João Claudio

    De acordo com o prefeito de Nova Andradina, José Gilberto Garcia, o encontro foi bastante produtivo e relevante para o município. “A participação dos representantes foi muito importante para que todos pudessem assimilar o que foi discutido e colocar em prática, essa é a nossa preocupação. Acredito que dessa maneira vamos alcançar o desenvolvimento de Nova Andradina”, ressaltou o gestor.

    Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, Hernandes Ortiz, a oficina veio ao encontro do trabalho que é feito pelo poder público e proporcionou a integração dos representantes em prol do município. “Não se faz uma gestão solitária, isso é algo do passado. A gestão moderna busca interagir com a sociedade. Há a necessidade de trazer a população para discutir esse desenvolvimento da cidade, então, é importantíssimo ter esse alinhamento. O Sebrae veio para nos dar um norte e fazer com que a gente perceba os pontos que temos em comum e, dessa maneira, estabelecermos as ações que irão ser feitas pela sociedade junto com o poder público”, esclareceu o secretário.

    Cb image default
    Foto: João Claudio

    Durante o encontro, os interlocutores abordaram várias estratégias importantes para o desenvolvimento do município. Segundo o consultor do Sebrae/MS, Eduardo Raslan, responsável por conduzir a oficina, o diálogo trouxe iniciativas voltadas para o fomento ao empreendedorismo, apoio à agricultura familiar e a promoção de mais qualidade de vida para a população, além das áreas de tecnologia e inovação, meio ambiente e sustentabilidade, turismo, cultura e lazer.

    Raslan pontua que muitas das iniciativas citadas vem de encontro a necessidade de dar suporte ao comércio e ao pequeno produtor. “No âmbito do empreendedorismo o foco foi, principalmente, em promover treinamentos e capacitações para se ter uma mão de obra qualificada, além de trazer cursos profissionalizantes para o município. Já para a agricultura familiar, pensou-se na criação de um selo voltado para identificar a origem do produto e agregar valor, além de adequar os locais para a venda como a criação e regulamentação dos espaços da feira e do mercadão municipal”, explicou o consultor.

    No âmbito do turismo, foi trabalhada a regularização do Conselho de Turismo de Nova Andradina e a possibilidade de identificar atrativos e a criação de rotas turísticas. As ações elencadas como importantes pelos interlocutores do município durante a oficina resultam em um relatório que vai ser analisado por técnicos do Sebrae e, a partir dele, vai ser feito o Plano de Desenvolvimento Econômico de Nova Andradina. O documento será entregue a gestão municipal posteriormente, quando será elaborado um cronograma de execução das ações.

    Cb image default
    Foto: João Claudio

    Cidade Empreendedora

    A prefeitura de Nova Andradina aderiu pela primeira vez ao programa Cidade Empreendedora em 2021, e, junto a outros 21 municípios de Mato Grosso do Sul, recebe o acompanhamento do Sebrae por 15 meses, com ações para a transformação da economia a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.

    Entre as ações, estão desde a desburocratização de processos na abertura e alterações de empresas; incentivo às compras locais; promoção de uma cultura empreendedora e a inovação nas escolas; melhorias na sala do empreendedor; estímulo ao desenvolvimento empresarial; e formação de lideranças que exerçam uma gestão pública empreendedora.

    Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800.

    DEIXAR UM COMENTÁRIO

    Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.