Papa Francisco lamenta que ‘mundo é campeão em fazer guerra’

0
Papa Francisco lamenta que 'mundo é campeão em fazer guerra' (foto: EPA)

papa Francisco manifestou nesta sexta-feira (18) sua indignação pela violência no mundo, ao lamentar que a humanidade “é campeã em fazer guerra”.

Durante encontro com membros da congregação para as Igrejas Orientais, no Vaticano, o Pontífice afirmou que “a humanidade, que se orgulha de seus avanços na ciência, no pensamento, em tantas coisas bonitas, vai para trás quando se trata de tecer a paz”.

“O mundo é campeão em fazer guerra e isso é uma vergonha para todos”, enfatizou.

Francisco lembrou que “neste momento, no qual se registram tantas guerras em todos os lugares, os apelos dos papas assim como o dos homens e mulheres de boa vontade são cruciais”.

“Parece que o maior prêmio para a paz deve ser concedido às guerras: uma contradição! Estamos apegados às guerras e isso é trágico”, afirmou o argentino, enfatizando que é preciso “orar e pedir perdão por esta atitude”.

Em referência à crise na Ucrânia, Jorge Bergoglio expressou preocupação pelos “ventos ameaçadores que sopram nos estepes do leste da Europa, acendendo os fusíveis e o fogo das armas, deixando os corações dos pobres e dos inocentes gelados”.

No início da semana, o Papa já havia pedido a paz na Ucrânia em meio ao aumento da tensão na fronteira com a Rússia e as afirmações ocidentais de que Moscou pode invadir a nação a qualquer momento.

O líder da Igreja Católica tem pedido orações pelos ucranianos desde o fim de novembro do ano passado e, em 26 de janeiro deste ano, chegou a instituir um dia de reza para a paz na nação.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.