Organizações defensoras dos direitos das mulheres divulgam notas contrárias ao PL 5435/2020

    0

    O aborto em caso de estupro e risco à vida da gestante é direito desde 1940 no Brasil. Nesta semana, porém, o Senado Federal ameaçou pautar o Projeto de Lei (PL) 5435/2020, de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos/CE). A proposta, amplamente repudiada por entidades de defesa dos direitos das mulheres, traz diversos pontos polêmicos que, inclusive, violam a Constituição Federal e tratados e convenções internacionais ratificados pelo Brasil. Apesar de apelidada de “Estatuto da Gestante”, especialistas apontam que o PL não traz políticas públicas e outros mecanismos que garantam os direitos das mulheres grávidas.

    Ao mencionar “garantia ao direito à vida desde a concepção”, o PL 5435/2020 pode acabar com o direito ao aborto nos casos já previstos em lei — gravidez decorrente de estupro, risco à vida da gestante e anencefalia fetal —, criando barreiras na assistência integral às mulheres e meninas que sofreram violência sexual. Além de propor a criação de uma “bolsa” de um salário mínimo para gestantes que decidam seguir com a gestação decorrente do estupro, o texto ainda estende o direito à paternidade ao criminoso e proíbe a mulher de “negar ou omitir tal informação ao genitor”.

    Confira notas e pareceres técnicos de organizações de mulheres e demais entidades contrários ao PL 5435/2020

    Parecer do CLADEM Brasil sobre o Projeto de Lei n° 5.435, de 2020, que dispõe sobre o Estatuto da Gestante

    Nota Pública da Rede Médica pelo Direito de Decidir e da Rede Feminista de Ginecologistas e Obstetras contrária ao PL 5435/2020 — o “Estatuto da Gestante”

    Nota Técnica da Comissão Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher do CONDEGE (Colégio Nacional dos Defesnores Públicos Gerais)

    Nota Técnica da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos

    Confira também a repercussão do assunto na imprensa

    Críticas ao Estatuto da Gestante vão além do “bolsa-estupro” (Congresso em Foco, 23/03/2021)

    Projeto de lei prevê ‘bolsa-estupro’ e é criticado por entidades de defesa dos direitos das mulheres (Celina/O Globo, 23/03/2021)

    “Bolsa estupro”: senador propõe lei que veta aborto e dá auxílio a vítimas (Universa/UOL, 24/03/2021)

    Senadora vai excluir restrição a aborto legal e bolsa-estupro de projeto de Estatuto da Gestante (Folha de S.Paulo, 23/03/2021)

    DEIXAR UM COMENTÁRIO

    Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.