Le Pen sobe em pesquisa após ataque em Paris, mas Macron mantém liderança

0

Em um levantamento para a revista Le Point, publicada nesta sexta-feira, Macron aparece na frente na primeira rodada de votações, a serem realizadas neste domingo, com 24,5% dos votos — uma queda de 0,5 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Já Le Pen aparece em segundo lugar na votação, com 23% — 1 ponto acima na comparação com o levantamento anterior.

O conservador François Fillon e o esquerdista Jean-Luc Melenchón caíram 0,5 pontos para 19%, não conseguindo se classificar para o segundo turno do dia 7 de maio.

De acordo com a pesquisa, Macron derrotaria Le Pen com folga na segunda rodada.

Trump: Atentado terá efeito na eleição
Reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), o ataque de quinta-feira na avenida símbolo de Paris deixou um policial morto e outros dois agentes feridos. O atirador, identificado como Karim Cheurfi, um francês de 39 anos, foi morto depois da ação pelas forças de segurança.

O presidente americano Donald Trump advertiu nesta sexta-feira que o ataque em “terá um grande efeito” na eleição presidencial.

“Outro ataque terrorista em Paris. O povo da França não vai aceitar muito mais disto. Terá um grande efeito sobre a eleição presidencial!”, escreveu Trump no Twitter poucas horas depois do atentado.

Três dos quatro candidatos que aparecem nas primeiras posições nas pesquisa suspenderam suas campanhas nesta sexta-feira.

A França se encontra em estado de emergência e com o maior nível de alerta desde o início, em 2015, de uma onda de atentados terroristas, que matou mais de 230 pessoas.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.