Adolescente indígena é levada para abrigo após tio que a engravidou descumprir medida protetiva em MS

0
Delegada Joilce Silveira falou sobre caso de adolescente indígena que foi abusada pelo tio em Aquidauana (MS) — Foto: TV Morena/Reprodução

Uma adolescente indígena de 13 anos foi encaminhada, nesta sexta-feira (19), para um abrigo em Aquidauana, a 140 quilômetros de Campo Grande, após o tio dela, que a abusou sexualmente e é pai do bebê da menina, de sete meses, ter descumprido medida protetiva por diversas vezes na aldeia.

A menina, que ficou grávida do tio quando tinha 12 anos, foi levada para a casa dos avós, após o crime ser comunicado a uma Delegacia de Aquidauana. Segundo a delegada de Delegacia de Atendimento a Mulher (DAM) de Aquidauana, Joilce Silveira, o tio e a esposa dele foram processados – o homem pelo estupro de vulnerável e a mulher por dar abortivos à adolescente – mas a Justiça de Mato Grosso do Sul não acatou o pedido de prisão preventiva deles. “O juiz entendeu que não havia necessidade de prisão naquele momento e que a medida protetiva seria suficiente no caso”, diz Joilce. A delegada, porém, discorda. “Não há como fiscalizarmos isso dentro de uma aldeia indígena, nem vizinhos para verificarem o que está acontecendo ao redor”, explica.

A adolescente estava morando com o bebê na casa dos avós, mas continuou a receber visitas do tio, pai da criança, mesmo após a medida protetiva. “O homem registrou a criança como filho dele e a menina foi convencida pelos avós a aceitar as visitas dele por ser o pai. A psicóloga do Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) que atende a vítima na aldeia em Aquidauana afirmou que a menina estava sendo forçada pela família a aceitar a convivência com homem.

Uma pessoa conhecida da família soube que o tio continuava visitando a adolescente e a filha e realizou nova denúncia. A Polícia Civil foi até a aldeia e constatou que as visitas realmente estavam ocorrendo, retirou a adolescente e a criança da casa dos avós e as levou para um abrigo.

“Não foi nem de longe a melhor solução para este caso. O abusador está solto e a vítima está presa, teve de ser trazida para um abrigo, onde ela não conhece ninguém, para poder ficar em segurança”, finaliza a delegada.

RESPOSTAS SOBRE O CASO

O Conselho Tutelar de Aquidauana afirmou que acompanhou o caso e, por meio de nota, disse que assim que recebeu as denúncias, tomou as providências necessárias para garantir o atendimento a adolescente. O Conselho ainda disse que teve conhecimento da quebra da medida protetiva e imediatamente providenciou o afastamento da adolescente do convívio domiciliar.

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.